PMMVD - O que é

O Programa para a Melhoria da Manutenção de Veículos Diesel – PMMVD é mantido desde 1998 pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo - CETESB e possibilita a qualificação e o acompanhamento dos serviços prestados pelas oficinas mecânicas, com a finalidade de reduzir e controlar as emissões de fumaça preta e outros poluentes, bem como o consumo de combustíveis.

Este programa foi renovado em 2009 e o SINDIMOTOR passou a ser uma das entidades controladoras, com o objetivo de ampliar o universo de oficinas capacitadas na realização de medição de fumaça com o emprego do opacímetro.
As empresas credenciadas no programa oferecerão serviços de medição de fumaça e emitirão o chamado Relatório de Medição de Opacidade – RMO.

Com esse documento, que atesta que o veículo foi regulado de acordo com os padrões legais, os proprietários autuados pela CETESB por alta emissão de fumaça preta poderão pleitear a redução da multa de R$ 951,00 em 70%. As oficinas, após efetuarem a manutenção e regulagem dos veículos, deverão fazer o teste de emissão de fumaça preta em um opacímetro e enviar, pela internet, o RMO à CETESB, que vai incorporá-lo no banco de dados utilizado no gerenciamento do programa.

Outras informações, clique aqui.