Assembleia aprova reajuste de mensalidade e contribuição assistencial

A assembleia do Sindimotor aprovou por unanimidade as contas de 2020, os reajustes de mensalidade e o orçamento de 2021. Realizada em formato híbrido (presencial e online), a assembleia foi apresentada pela Dra. Gisele Candeo, que representa o departamento jurídico.

Reajuste

Os participantes da assembleia aprovaram o reajuste da mensalidade do Sindimotor em 3%, com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) de 2020, e a inflação de 4%.

Para empresas enquadradas com o Sindimotor, a contribuição assistencial anual passou a ser de R$800,00 desde o início do mês com o reajuste. Os contribuintes que optarem pelo recolhimento antecipado terão desconto de 40% até o final de setembro (30/09) e 25% no mês de outubro (01/10 a 31/10). Em novembro, o valor volta a ser pago integralmente.

A autorização para cobrança da contribuição sindical patronal 2022 foi concedida pelos representantes das empresas ao Sindimotor. O recolhimento depende ainda da Assembleia Geral da Federação de Serviços do Estado de São Paulo (FESESP). O recolhimento é anual e ocorrerá em 31/01/2022. O valor é calculado sobre o capital social da empresa registrado na Junta Comercial, sem estar relacionado ao número de funcionários.

Comissão de negociação para convenção coletiva

Os participantes da assembleia definiram quem serão os responsáveis em negociar o acordo da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) com o Sindicato dos Metalúrgicos, que representa os funcionários. Os representantes se reunirão quando o Sindimotor receber a notificação dos metalúrgicos, para negociar diversas condições de trabalho, como piso salarial, benefícios e jornada de trabalho.

“A comissão achará um caminho melhor para o segmento, para os retificadores do Estado De São Paulo. Vamos trabalhar unidos. Estamos superando esta fase difícil da pandemia e agora esperamos que este último semestre melhore a estabilidade e o contágio da doença. Temos muito trabalho para fazer e tem muitas pautas para serem resolvidas em pró do segmento”, disse o presidente do Sindimotor.