Acesso Dna dos Motores - Aparem HOME Acesso ao Dna dos Motorres - Aparem

Dropdown Menu com CSS e MySql

Norma ABNT Remanufaturados

O projeto de norma da n° 197.000.00-01 - Bens Reprocessados que contém os requisitos e as definições de bem remanufaturado, bem recondicionado e bem reparado, após processo de CONSULTA NACIONAL será novamente analisado pela Comissão Especial da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas.

Em primeira posição, o SINDIMOTOR e a APAREM decidiram por obstruir a aprovação na ABNT do termo REMANUFATURADO restrito para uso exclusivo da indústria. Esta posição foi tomada por entendermos que as palavras REMAN e REMANUFATURADO têm imagem positiva no mercado, e uma vez utilizadas exclusivamente pela indústria dos motores remanufaturados, poderá prejudicar o nosso setor de retífica de motores.

Este assunto foi exposto e debatido na Reunião de final de ano, dia 10/12/13, junto com os diretores da APAREM e do SINDIMOTOR. No dia 27/01/14, realizamos uma reunião com os diretores para uma tomada de decisão.

A maioria dos diretores concordou ser impossível impedir a indústria da utilização dos termos REMAN e REMANUFATURADO,  uma vez que eles têm direito a este uso porque são os fabricantes.

O termo REMANUFATURADO diz respeito aos bens usados que passam pelo o processo industrial da remanufatura. É uma reindustrialização do produto.

Porém, o projeto da ABNT ainda contém o item "Bem reparado", que não pertence à indústria e não deve ser utilizado em uma norma que trata de bens reindustrializados.

Assim, as entidades se posicionaram pela  “NÃO APROVAÇÃO COM OBJEÇÕES TÉCNICAS”    deste projeto, de forma a que seja alterado pela comissão de estudo.