Acesso Dna dos Motores - Aparem HOME Acesso ao Dna dos Motorres - Aparem

Dropdown Menu com CSS e MySql

Selo de Registro de Temperatura do Motor

Mais retíficas de motores adotam o "Selo de Temperatura da APAREM"

Informamos que vem crescendo o número de retíficas de motores, em todo o Brasil, que estão aplicando o “Selo de Registro da Temperatura do Motor da APAREM” nos motores retificados em suas empresas.

O selo possui uma escala graduada que escurece, registrando a temperatura máxima atingida, revelando se o motor excedeu o limite por causa de problemas na sua reinstalação e no sistema de refrigeração, ou se por mau uso do cliente.


Nos EUA, de onde é importado, é considerado um selo “top de linha”, sendo ,utilizado em motores aeronáuticos e homologado pela Caterpillar.

Os motores reinstalados nas retíficas ou por terceiros devem levar o “Selo de Registro da Temperatura” para maior segurança do retificador quanto à garantia do motor, sendo obrigatória a sua aplicação pela norma NBR 13.032, da ABNT.

Como Aplicar - Selo de Registro de Temperatura

 

 

INSTRUÇÕES PARA APLICAÇÃO:

- Recomenda-se que antes de manusear os selos, as mãos estejam limpas e secas, pois ao contrário pode interferir na funcionalidade dos selos.

Fixar no corpo da bomba d’água. Não fixá-lo próximo do escapamento, ou seja, não fixar em cavalete de água ou em local que isole a transmissão de temperatura do bloco.

- A fixação do selo deve ser feita em local sem a presença de umidade, para evitar agressão de partículas arremessadas pela ação da ventoinha, recomenda-se aplicar um papel Contact sobre o selo e, emoldurá-lo com um fino cordão de Durepoxi, pois além de lacrá-lo, evita que seja arrancado com a alta pressão d’água por ocasião da lavagem do motor.

- Caso o SELO DE REGISTRO DE TEMPERATURA fique fixado na bomba d’água em posição de difícil acesso visual, utilize um espelho retrovisor para visualizar a temperatura atingida.

Caso houver interesse em adquirir os Selos de Temperatura, solicite orçamento tel: (11) 2632-1111 ou pelo email: assoc@aparem.org.br